A crise no submundo

Parece que a crise chegou até para os bandidos virtuais, esses dias pesquisando em alguns fóruns e sites de crime virtual achei um site chamado Valid Tools, um site de venda de cartões de crédito roubado, até ai nenhuma novidade, mas o que me chamou a atenção nesse site foram os produtos sendo vendidos.

valid_tools_000

valid_tools_001

Depois da tela inicial de login do site vi que havia uma aba chamada “Tutorials”, achei isso bem inusitado, uma vez que essa gente não gosta muito de divulgar seus conhecimentos para evitar concorrência, mas imagino que a falta de dinheiro e a forma como esse tipo de crime está se proliferando pelo mundo está fazendo com que mais e mais sites de fraude sejam criados e isso aumenta muito a concorrência entre eles, embora muitos chefes de crime mantenham dezenas de sites online como é o caso do hacker Rescator que possui dezenas de sites de cartões de crédito.

valid_tools_008

Na imagem acima, podemos ver as categorias de tutoriais que o site possui, eu particularmente acredito que nenhuma dessas apostilas de crime tenham qualquer utilidade, sua grande maioria são de técnicas antigas ou coisas que você acha facilmente pesquisando no Youtube.

valid_tools_006

Acima, tutorial de Dorks para buscar por dados de cartões de crédito, abaixo temos alguns tutoriais sobre carding.

valid_tools_007

Outra coisa que achei bem interessante é em como serviços banais como Netflix e Uber estão agora na mira dos criminosos também, como podemos ver abaixo as categorias de venda de produtos dessas duas empresas.

valid_tools_002

Abaixo temos venda de cartões de crédito com o atual saldo da vítima.

valid_tools_004

Venda de acesso a servidores/computadores Windows (acesso via RDP), muito utilizado por carders para enviar SPAM. Muitas pessoas tem a ideia de que criminosos virtuais são especialistas em computadores mas isso é um erro, uma parcela considerável está nessa apenas pelo dinheiro e tem apenas conhecimentos básicos de computação, por isso gostam de usar máquinas Windows para fazer suas fraudes, pelas facilidades de configuração na maioria da vezes.

valid_tools_005

Achei também alguns outros sites na mesma proposta de venda de informações roubadas, na imagem abaixo, o site para se cadastrar nele você precisa de convite ou fazer um depósito inicial de U$20,00, isso parece algo bem idiota mas quando um site de crime faz essa cobrança da a entender que tanto o seu conteúdo como os seus integrantes são mais sérios e mais profissionais no ramo.

valid_tools_013

valid_tools_010