As vezes é preciso fazer o bloqueio de algum software no Windows, seja pelo motivo que for, na empresa ou aquele seu irmão mais novo que sempre instala porcarias que acaba gerando problemas para você que vai precisar formatar o computador, para resolver isso existe a Diretiva de Grupo do Windows, ou apenas GPO (Group Policy), esse recurso é muito usado em empresas que fazem a gerencia de seus usuários e computadores através do Active Directory, mas qualquer versão do Windows vem com isso nativamente, vou mostrar como fazer o bloqueio de um software no Windows 10, mas serve para Windows 7, 8 e 8.1 também.

Primeira coisa a fazer é abrir o seu menu de configurações com o comando gpedit.msc.

bloqueio_por_gpo_001

A GPO pode ser aplicada tanto a nível de usuário como a nível de computador, nesse caso, vamos aplicar a nível de computador, dessa forma, qualquer usuário que se logar na máquina vai receber as instruções da GPO que vamos aplicar.

bloqueio_por_gpo_002

Vamos caminhar até a pasta Additional Rules (regras adicionais em português).

bloqueio_por_gpo_003

Podemos fazer o bloqueio com base na Hash do software entre outros tipos, em nosso exemplo vamos fazer o bloqueio especificando apenas o caminho do software, basta clicar com o botão direito que esse menu vai aparecer.

bloqueio_por_gpo_004

As configurações que feitas ficam do lado direito do painel da GPO, eu já havia feito o bloqueio do Putty.exe, vamos fazer agora o bloqueio do Firefox.

bloqueio_por_gpo_005

Vamos especificar o caminho do software buscando ele no diretório C:\ do Windows ou onde ele está localizado conforme o software que você quer fazer o bloqueio.

bloqueio_por_gpo_006

Depois de feito, basta apenas Aplicar e dar um Ok.

bloqueio_por_gpo_007

Quando finalizar, sua nova regra vai aparecer do lado direito do painel da GPO.

Regras da GPO demoram um pouco para serem ativadas no computador, geralmente acontece quando reiniciamos o computador, podemos forçar isso aplicando o comando via linha de comando “gpupdate /force”.

bloqueio_por_gpo_008

Caso você aplique o comando e mesmo assim a regra não está fazendo o bloqueio do software, tente reiniciar o computador que deve funcionar, a GPO demora mesmo para ser aplicada.

bloqueio_por_gpo_009

Comprovando o bloqueio do Putty.exe.

bloqueio_por_gpo_010

Comprovando o bloqueio do Firefox.exe.

Vamos ver os eventos do Windows no Event Viewer para tirar mais uma prova de que nossa regra está 100% funcional.

bloqueio_por_gpo_012

Basta digitar o comando “eventvwr” no Executar do Windows para abrir o painel.

bloqueio_por_gpo_011

Vamos nos Logs do Windows e em Aplicação e vamos buscar alguma informação de Warning, lá está ela, indicando a tentativa “clandestina” de rodar um programa que havíamos falado para o Windows por meio da GPO para que faça o bloqueio.