Sharing is caring!

Muita coisa é falada sobre e rede Onion, vulgarmente conhecida como Deep Web ou Dark Web, nesse caso, o mais correto é Dark Web mesmo, mas no momento não vou ficar explicando esses detalhes filosóficos.

Afinal de contas, como faz para criar um site na rede Onion? Bem, o processo é muito simples, tudo que você precisa é instalar o TOR e o servidor web, seja ele Apache2 ou Nginx, no exemplo desse tutorial, vou usar o Nginx.

Para facilitar o processo, vou usar o Vagrant para criar uma máquina virtual rapidamente.

Segue abaixo o arquivo de configuração do Vagrant que usei.

Depois, basta “subir” a máquina virtual.

Depois, instalar o TOR e no meu caso, o Nginx.

Verificar se está tudo ok, se os serviços estão ouvindo em suas respectivas portas.

Agora devemos editar o arquivo “/etc/tor/torrc”, procurando por “HiddenServiceDir”, é nessa parte que deve ser configurado o site, o diretório e a porta onde ele vai ficar.

No meu caso, usei as configurações abaixo, a única coisa que fiz diferente foi mudar o nome do diretório para website.

Obs: Você não precisa criar esse diretório com o comando mkdir, basta indicar no arquivo de configuração, quando fizer isso, reinicie o serviço do TOR, quando fizer isso o TOR vai criar esse diretório com dois arquivos, hostname e uma chave privada.

Agora vamos até o diretório que foi criado e vamos ver o que tem dentro do arquivo hostname.

O hostname nada mais é que a URL do nosso site, exatamente como se fosse um www.meusite.com.br, como é gerado de forma aleatório pelo TOR, ele fica dessa forma, com palavras e números misturados.

Vamos fazer um teste, abrir o navegador TOR e acessar a URL que foi criada.

Site Ok, pronto e funcionando, agora você já pode criar sua loja para vender drogas, humanos e armas nucleares.
A tela que está aparecendo é a apenas a tela padrão do Nginx, podemos mudar isso criando um novo vhost em “/etc/nginx/sites-enabled”.

No arquivo acima, estou dizendo que para o Nginx ouvir na porta 80 e informando que os arquivos do site estão em “/var/www/html”.

Nesse diretório, coloquei alguns arquivos simples de HTML e CSS, se fosse um site em WordPress ou Joomla, os arquivos deveriam ficar todos ai, ou em algum outro diretório de sua escolha, nesse caso você deve informar isso no arquivo do vhost que foi configurado em “/etc/nginx/sites-enabled”.

Vamos acessar novamente pelo navegador TOR o site, depois de reiniciar o Nginx também.

E os logs de acesso, onde ficam e aparece o que? O Ip de quem está visitando o site aparece?

Os logs do Nginx ficam em “/var/log/nginx/access.log e error.log e quando alguém acessa o site na rede Onion aparece apenas que a origem é o localhost (127.0.0.1).

Espero que esse tutorial tenha sido útil tanto para criar um site na rede Onion como para mostrar como é simples o processo de criar e configurar um site.

Para finalizar, desligando e destruindo a máquina virtual.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *