dendroid_003

Uma nova tendência que eu acredito que vai aumentar muito ainda, são os aplicativos para roubar dados e dominar aparelhos móveis, o sistema Android é hoje presente em quase 90% do mercado mundial de aparelhos smarthphone, e isso chama muita a atenção dos criminosos, uma nova ferramenta foi lançada a pouco tempo no submundo dos fóruns ilegais, trata-se do Dendroind, um RAT (Remote Administrator Tool), que funciona quase como uma Botnet.
Dendroid foi descoberto pelos pesquisados da Symantec e funciona com o protocolo HTTP, o formato do seu executável é o APK (Android Application Package) e entre suas capacidades estão coisas como:

  • discar para qualquer número;
  • excluir e modificar registros de chamadas e de contatos;
  • interceptar mensagens do aparelho;
  • upload de imagens e vídeos para um servidor remoto;
  • ataques de negação de serviço;
  • executar e finalizar programas no aparelho;
  • entre outras coisas.

O Dendroid está sendo vendido nos fóruns ilegais, seu criador oferece ainda um suporte de 24 horas e 7 dias por semana e seu preço atual é de U$300,00.
Atualmente o Dendroid parece ter um interesse especial na Índia, pois uma campanha massiva de disseminação do malware foi feita no país.

A Google vai precisar rever e começar a tomar mais cuidado com sua loja, a Google Play, pois o fato de qualquer pessoa conseguir colocar um aplicativo lá faz com que seu sistema operacional para Smarthphone seja muito mais visado que o iOS da Apple.

Abaixo segue o anúncio feito no fórum da nova ferramenta para fraudes.
O profissionalismo dos criminosos é algo que sempre me chama atenção, podemos ver isso até mesmo na qualidade gráfica do anúncio, o visual feito por algum designer gráfico profissional.

dendroid_002