O IRC (Internet Relay Chat) foi criado em 1988 por Jarkko Oikarinen, um programador finlândes, o objetivo era criar um sistema de bate papo e troca de arquivos simples e eficiente. Com o passar dos anos e a evolução de outras tecnologias, o IRC acabou ficando esquecido pelo grande público, porém, acabou atraindo e sendo o lugar favorito para pessoas mais reservadas, virou entre outras coisas o canal principal de comunicação dos Anonymous, onde foi muito ativo entre 2007 e 2011, chegaram até a fazer um canal chamado #reporter, era o canal oficial para falar com a imprensa.
Hoje em dia ainda existem centenas de canais de IRC, muitos com muita atividade dos usuários, muitos debates, várias empresas usam canais de IRC para falar com seus usuários, como a Mozilla, que usa canais no IRC para ajudar a desenvolver seus aplicativos juntamente com a comunidade. Metasploit e Nmap são outros exemplos de ferramentas usam esse meio de comunicação para tirar dúvidas e compartilhar
conhecimentos e novas descobertas com seus usuários.

irc_001

Existem as redes de canais mais antigas, como a EFNET e 2600NET, uma curiosidade interessante é que o motivo de uma rede se chamar 2600NET é puramente uma homenagem ao antigo hacker John T. Draper (Cap’n Crunch) que usando um simples apito, conseguia emitir o exato som de 2600 Hertz fazendo com que fosse possível burlar o sistema de telefonia e fazer com que ele e seus amigos conseguissem fazer ligações sem pagar nada.

irc_002

A grande questão é que hoje em dia, muita gente do ramo de segurança da informação não usa o IRC, fica sabendo das coisas apenas por sites e outros meios mais abrangentes, se esquecem que muitas das notícias que aparecem em sites sobre o tema foram criadas por pessoas que estão no IRC. O nível de perícia dos usuários de IRC é bem alto, salas de hackerismo, vírus, malwares, botnets e coisas do tipo são constatemente frequentadas por pessoas que entendem muito bem do assunto, e muitas vezes esses usuários nem são formados ou trabalham na área, são apenas pessoas que gostam de pesquisar e de tanto ler e fazer testes sobre o assunto acabam ficando especialistas naquilo.

irc_003 irc_004 irc_005

Muitos devotos da religião Botnet também preferem manter seus bots conectados em canais de IRC, isso é mais vantajoso, pois a chance do servidor cair é muito pequena, diferente de quando você instala uma botnet em um servidor web comum, assim que o administrador do site ou da hospedagem descobre que existe um arquivo de Botnet, ele apaga tudo e botmaster fica sem nada.

irc_botnet_2 irc_botnet_3 irc_botnet_4

Achei que seria bom escrever sobre os benefícios de se frequentar canais de IRC para pessoas que gostam de segurança da informação, hoje em dia muitas pessoas usam apenas Facebook, Skype e Raidcall para se comunicar, mas se esquecem desse tal IRC, que embora pareça arcaico, ainda é muito utilizado por pessoas em todo o mundo.
Se você gostou e quer entrar para conhecer os canais de IRC, basta baixar o HexChat
e se conectar em algum canal da lista que o próprio cliente de IRC tem, isso é para usuário de Windows, se você é usuário de Gnu/Linux, você com certeza já sabe como usar o IRC.