Que os governos do mundo fazem espionagem, isso não é nenhuma novidade mais para nenhum cidadão do mundo, mas o que não sabemos muito é quem são essas pessoas que criam as ferramentas que os governos do mundo usam para espionar as pessoas.

Na Primavera Árabe, muitos jornalistas  sofreram espionagem governamenta, de todos as formas possíveis, fazendo estudos sobre os acontecimentos a Kaspersky Lab descobriu armas cibernéticas sendo usadas por governos para ajudar nas ações de espionagem.

Essas empresas que trabalham com esse tipo de segmento tem como clientes apenas governos, seus produtos tem como único objetivo a espionagem da população, seus serviços são acionados quando o governo sofre com problemas
de insatisfação popular, como um último recurso para manter a ordem na casa, os governos acionam essas empresas que prontamente atendem ao chamado para “ajudar” o país que vem sofrendo , seus produtos são caros e seu uso é muito restrito.

Abaixo podemos ver algumas documentos de venda do produto FinSpy, que é basicamente um trojan que precisa ser executado pela vítima para que a espionagem comece, exatamente como funciona uma botnet.

3

4

Isso é de certa forma interessante, pois podemos comprovar que a capacidade de espionagem de um governo não está tão distante da capacidade de um hacker solitário no Cazaquistão. O poder do governo nesse ponto da espionagem fica por conta de sua capacidade em controlar empresas, como por exemplo empresas que fornecem serviço de telecomunicação, dessa forma um governo pode ordenar que a empresa faça um redirecionamento de link, permitindo assim que toda a conexão de um país passe por um lugar que já esteja previamente contaminado com algum agente malicioso.

Abaixo tem um vídeo com demonstrações dos produtos da FinFisher.

Todos esses dados você pode conferir no site do WikiLeaks (https://wikileaks.org/The-Spyfiles-The-Map.html).

Abaixo está uma lista com algumas das empresas que criam esses softwares para espionagem da população.

https://www.gammagroup.com/Gammagroup.aspx

http://www.area.it/solutions/products/

http://hackingteam.it/

http://www.amesys.fr/