Spamhaus

Spamhaus é uma organização sem fins lucrativos criado por Steve Linford que tem como objetivo combater o SPAM no mundo, suas análises e relatórios são executados por uma equipe de especialistas espalhados pelo mundo e eles também tem ajuda de diversas empresas de segurança, como Trend Micro, Symantec, FireEye e diversas outras.

A Spamhaus também mantem forte ligação com autoridades polícias para ajudar em suas investigações, avaliando situações e validando dados e informações para verificar a autoria desse tipo de ameaça que tem como objetivo final o lucro financeiro.

Como um spammer (pessoa que envia spam de forma criminosa) faz seu trabalho?

Existem várias maneiras para isso, criando (ou alugando botnet), com os computadores recebendo ordens de um mestre é mais fácil enviar centenas de milhares de SPAM para outras centenas de milhares de caixas de e-mail pelo mundo.
Invadindo servidores de SMTP e enviando SPAM por eles, do mesmo modo, invadindo qualquer servidor web e usando shells PHP para fazer esse trabalho.
Esse tipo de ação maliciosa é mais automatizada, diferente do “SCAM” Nigeriano, também conhecido como Scam 419 (falarei sobre isso com mais detalhes em outra postagem).

Por que ele faz isso?

Principal motivo é o dinheiro, ele pode fazer isso para tentar contaminar computadores com botnet ou qualquer outro tipo de malware. Pode também usar para envio de campanhas publicitárias, o mercado farmacêutico e de pornografia faz uso dessa práticas há muitos e muitos anos.

Foi criando um perfil falso de criminoso com ajuda do Spamhaus que o agente do FBI Keith Mularski (usando o nickname de Master Splyntr – Postagem sobre o DarkMarket aqui) se infiltrou no fórum de carders DarkMarket e conseguiu rapidamente o respeito dentro da comunidade de criminosos.

Spamhaus periodicamente faz uma lista dos maiores spammers, estejam eles em liberdade ou presos pelas autoridades de seus países.

spammers_001

Como o Brasil não poderia ficar de fora, temos nossos spammers também em listagens internacionais.

spammers_002

Lista completa de spammers:
https://www.spamhaus.org/rokso/

Lista dos top 10:
https://www.spamhaus.org/statistics/spammers/